A Câmara de Vereadores de Santa Maria deu sinais de que a nova legislatura está alinhada à sociedade. Ontem, alguns parlamentares comunicaram que irão abrir mão das chamadas cotas voltadas à manutenção da atividade do político em mandato. Deste forma, ao menos, sete deles optaram por um mesmo caminho: o da economia, em tempos de crise, e o do respeito ao dinheiro público.
Leia mais colunas de Marcelo Martins
Uma clara demonstração de que há, sim, esperança de um nova safra de políticos comprometidos e sérios. É um sopro de esperança, uma vez que já tivemos, em legislaturas passadas, parlamentares que chegaram a usar carro oficial para compromissos pessoais (alguns, até, estéticos).
Os novos ventos que sopram no prédio histórico da Rua Vale Machado, até aqui, mostram que independentemente do partido, os vereadores têm consciência de que o dinheiro do contribuinte não dá em árvore. A reportagem do Diário trará, nos próximos dias, o que os demais vereadores farão (ou não) para mostrar que entendem que a coisa pública se faz com respeito ao erário.
Agora, é claro que as redes sociais, com todo o embotamento que existe de quem habita esse mundo, dirão que os vereadores estão jogando para a torcida. Mas esses parlamentares que abriram mão das regalias, custeadas com o nosso dinheiro, certamente não irão se preocupar com a histeria daqueles que só sabem gritar e ofender.